Pages

sábado, 14 de maio de 2011

Campanha de Vacinação contra a gripe é prorrogada até 20 de maio

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo sugeriu aos municípios paulistas a prorrogação da campanha de vacinação contra a gripe até a próxima sexta-feira (20). As doses da campanha imunizarão as pessoas também contra a gripe A (H1N1). É importante lembrar que a vacina é aplicada em crianças de 6 meses a 1 ano 11 meses e 29 dias, gestantes, doentes crônicos, profissionais da saúde e idosos acima de 60 anos.
Em Cerquilho, todas as Unidades Básicas de Saúde possuem vacinas disponíveis. Portanto, previna-se compareça ao posto de saúde mais próximo de sua residência e tome a vacina.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe e Influenza (H1N1) termina nesta sexta (13)

Um balanço parcial do Ministério da Saúde, divulgado na última sexta-feira (6), mostra que 12 milhões de pessoas em todo o Brasil já se imunizaram na 13ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe e Influenza H1N1, de acordo com informações das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.
Esse número representa 50% da meta da campanha que prossegue até esta sexta-feira (13). Até esta data, pessoas com 60 anos ou mais e gestantes devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência para tomar a vacina. Os pais de crianças de seis meses até 1 ano 11 meses e 29 dias, também devem levar seus filhos para se vacinar.
Em Cerquilho a vacina encontra-se disponível nos postos de saúde. Previna-se e tome a vacina.
Outras informações sobre a campanha podem ser obtidas pelo telefone (15) 3288-4118.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Depoimento sobre a importância da doação de sangue

Apesar do sufoco de que foi no último dia da campanha, valeu muito. Falei muito, fiz piadas para manter o bom astral.
Mas é muito gratificante verificar ali como tem gente legal
ainda. Renova o ânimo ver tanta gente se dispor a
perder parte de seu final de semana em prol da sociedade.
Alguns se irritaram com a demora, mas no geral tudo era festa e alegria. Uma energia muito legal no ambiente que tenho certeza de ter dedo de irmãos de outras esferas.
Tudo aquilo que você aprendeu sobre Amor Incondicional, você pode aplicar agora! Pois doar o seu sangue fica anônimo,
mesmo como no meu caso de sábado.
Uma doação pode salvar até quatro vidas! Isso é muito legal, não?
Normalmente doamos sangue porque alguém precisa dele. Pela facilidade e segurança com a qual pode ser retirado, associado ao enorme benefício para quem dele necessita, doar sangue pode ser considerado um gesto simples de pessoas dispostas a ajudar o próximo e contribuir para a cura de enfermos.
Garanto a vocês que não dói nada e te dá uma paz interior muito legal.
                                                     
Depoimento da doadora
Claudinéia Francisca Urso

Projeto “Renda Cidadã” recebeu palestra sobre Saúde da Mulher

Na última quarta-feira (4), a Prefeitura de Cerquilho e o Centro de Referência da Assistência Social (Cras), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde/Vigilância Epidemiológica, realizaram uma palestra sobre Saúde da Mulher, para as beneficiárias do Programa “Renda Cidadã”. A palestra foi ministrada pela enfermeira Silvana Ferreira da Silva.
Durante o encontro, a enfermeira falou sobre a importância da realização do Papa Nicolau, na prevenção de câncer de colo de útero. Silvana ressaltou também o auto-exame das mamas. “Faça você mesma em casa seu auto-exame. Ao detectar algum sinal diferente de uma mama para outra procure atendimento médico”, explicou.
Silvana explicou sobre os métodos contraceptivos como: pílula, Dio, diafragma, camisinha masculina e feminina, vasectomia, laqueadura, pílula do dia seguinte e seus riscos.
Outro aspecto importante que foi abordado é a realização de exames preventivos uma vez ao ano.
A enfermeira Silvana falou ainda da valorização do corpo, cuidados que se deve ter durante a gestação, a importância do pré-natal (não fumar, não usar bebida alcoólica, devido a complicações e também a importância do tratamento odontológico durante a gestação, não só para a gestante, mas principalmente para o bebê).